INVESTIGAÇÃO ORIGINAL
INVESTIGAÇÃO ORIGINAL
Texto elaborado pela Equipe do ‘Projeto do Joelho’ do Hospital das Clínicas da FM USP
A instabilidade da patela (“osso da frente do joelho que sai do lugar”) é uma alteração que acomete os joelhos de algumas pessoas e é mais comum em pessoas com Síndrome de Down. A origem e o desenvolvimento desse problema ainda não são bem conhecidos.
O objetivo de nossa pesquisa (desenvolvida pelo Grupo de Joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FM-USP - em intercâmbio com o CEPEC-SP (Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo) e o HIVD (Hospital Infantil Darcy Vargas) é analisar os joelhos de pacientes com Síndrome de Down para que possamos tentar compreender melhor este problema.
Com esta pesquisa queremos contribuir com o conhecimento sobre o assunto para que possamos melhorar as formas de tratamento tanto para os pacientes com Síndrome de Down como para todos os pacientes que apresentam esse tipo de instabilidade. Somente após o termino do estudo teremos condições de medir esses benefícios.
Nosso estudo será realizado em duas etapas. Na primeira etapa os pacientes serão examinados por um médico ortopedista, no Hospital das Clínicas da FM USP e também serão feitas radiografias dos joelhos. Esse é um procedimento indolor.
Na segunda etapa, realizada em um dia diferente da primeira, os pacientes farão um exame de Ressonância Magnética do joelho, que também será realizado no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas. O dia e o horário desse exame serão marcados com os pacientes após a primeira etapa. Este exame também é indolor e tem uma duração de aproximadamente 20 minutos.
Inicialmente, nosso estudo será realizado com pessoas com idade entre 10 e 20 anos. Posteriormente, de acordo com o andamento do estudo, poderemos alterar esses limites de idade.
As pessoas interessadas em contribuir voluntariamente com nosso estudo devem ter disponibilidade para ir ao Hospital das Clínicas nas duas etapas da pesquisa. Não haverá custo relativo ao estacionamento.
Os interessados deverão entrar em contato com o Dr. Tiago Moreira, através do e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. ou pelo telefone (11) 8129-2515 para agendamento da avaliação.